Um jeito simples de gerenciar comissões
25 de agosto de 2024Se na sua empresa tem vendedores, você precisa aprender um jeito simples de gerenciar comissões.
Quem é ou já foi gestor da área comercial sabe bem como pode ser desafiador gerenciar comissões.
Aliás, definir as comissões de uma maneira que faça sentido tanto para a empresa quanto para a equipe comercial já é um desafio e tanto.
Para que implementar um jeito simples de gerenciar comissões?
Entre uma série de outros motivos, acredito que dois dos mais importantes sejam:
- ganhar tempo da equipe administrativa
- melhorar a transparência com a equipe comercial.
No primeiro ponto acima, existem uma série de processos que em muitas empresas consomem várias horas de trabalho que poderiam ser aproveitadas de maneira mais eficiente.
O vendedor fecha um negócio e passa a informação adiante. Alguém da equipe administrativa registra não só o pedido do cliente, mas emite boleto, notas fiscais e ainda precisa controlar as comissões devidas para cada pedido e vendedor.
Numa empresa com apenas 6 vendedores que façam uma média de 15 vendas por semana a coisa já fica bem complicada.
Como implementar um jeito simples de gerenciar comissões?
Uma vez que estejam definidas as regras , processos e atividades que geram pagamento de comissão, é hora de escolher um bom sistema de gestão que não só faça o gerenciamento de toda a parte comercial (orçamentos, pedidos e agendamentos comerciais) como também o registro e controle das comissões de cada negócio fechado.
Com um sistema de gestão de comissões adequado os envolvidos no processo não se preocupam nos detalhes do controle das comissões.
A única preocupação é vender, fazer um bom trabalho de pós-venda e garantir a satisfação dos clientes.
A medida que os negócios vão acontecendo, um sistema integrado vai gerando os cálculos necessários para, em tempo real, informar os valores das comissões.
É possível implementar um jeito simples de gerenciar comissões sem usar software?
Possível é, já que mesmo em empresas de menor porte onde as equipes comerciais se resumem a 2 ou 3 vendedores, o volume de negócio ao longo do tempo certamente demanda muito trabalho.
Uma tarefa de cálculo de comissões poderia levar horas e até mesmo dias.
Fazendo uma conta simples do volume de horas necessário com a quantidade de profissionais envolvidos, dá pra ter uma ideia clara do quanto custa tentar gerenciar comissões “na mão”.
Então por mais que seja possível sim implementar um jeito simples de gerenciar comissões sem usar sistemas, não é recomendável.
Mas se você trabalha com equipes comerciais e precisa gerenciar comissões todos os dias, eu recomendo que dê uma olhada nos sistemas inSySti.
Forte abraço