Os desdobramentos de um chamado.
14 de agosto de 2021O que acontece depois que um cliente faz um chamado?
E então começa mais um dia de trabalho em várias empresas de prestação de serviços pelo Brasil. Num dado momento o telefone toca… Um chamado de um cliente.
A primeira coisa a saber sobre o chamado.
Uma vez identificado o cliente que fez o chamado vamos descobrir o motivo.
As possibilidades são muitas:
- Solicitação de suporte técnico
- Pedido de informação sobre produtos e serviços
- Consulta de preço
- Solicitação para emissão de segunda via de boleto para pagamento
E por ai vai.
A segunda coisa a saber sobre o chamado:
- Eu consigo resolver o problema deste cliente?
- Se não consigo, quem na empresa pode faze-lo?
- A pessoa que poderá ajuda-lo está disponível?
- Quando ele poderá ter o problema efetivamente resolvido?
- Será preciso enviar um profissional até ele pra resolver a questão?
E a medida em que mais pessoas vão interagindo para resolver a solicitação do cliente o chamado vai ganhando complementos e cada vez mais dados e informações.
Dependendo do tamanho da empresa um simples chamado para solicitar a segunda via de uma fatura pode percorrer diversos departamentos e passar pela apreciação de diversos profissionais em poucas horas.
Então como garantir a qualidade no atendimento a chamados?
Primeiramente é preciso garantir que os canais de atendimento estejam disponíveis e ao alcance dos clientes. O segundo passo é manter a equipe de atendimento sempre treinada e motivada.
Além disso é fundamental que todos os envolvidos no atendimento a um chamado tenham acesso a informação em tempo real sobre os dados do cliente e todos os desdobramentos da sua solicitação inicial.
Não existe mágica no atendimento a um chamado de cliente. A solicitação precisa ser resolvida com a maior brevidade possível e com a qualidade que o cliente espera. E os desdobramentos de um chamado devem ser registrados e acompanhados
Em tempos onde o número de concorrentes é cada vez maior e a diferença de preços entre eles chega a ser quase insignificante, o diferencial determinante é a qualidade no atendimento. Principalmente o atendimento de pós venda.
Bons negócios