A matemática da Ordem de Serviço
16 de agosto de 2021Porque é importante fazer as contas?
Embora pareça simples, a matemática da ordem de serviço pode ser mais complicada do que parece. E se a conta não for feita, o estrago pode ser grande.
Vamos tomar como exemplo uma pequena empresa que atenda seus clientes diariamente.
Suponhamos que essa empresa faça 5 atendimentos diários e que esses atendimentos ocorram de segunda a sexta feira.
Continuando com o nosso exemplo, imaginemos que os atendimentos aconteçam à partir de chamados dos clientes. (O cliente liga reportando um problema ou necessidade e a pessoa que faz o atendimento providencia o envio de um técnico para fazer o atendimento.
Se formos parar por aqui o que temos até agora é:
(5 atendimentos diários) X (5 dias por semana) = 25 atendimentos
Ao final do mês serão, em média, 100 ordens de serviços atendidas.
Onde está o problema nessa matemática da ordem de serviço?
Embora a conta pareça simples, dificilmente é possível manter um controle sem registrar todos os movimentos. Tomando como base o exemplo acima, são raros os casos onde é possível responder de maneira objetiva a perguntas simples assim:
Passados 30 dias de trabalho, qual foi a primeira Ordem de Serviço atendida?
Qual foi a solicitação inicial do cliente?
De que maneira o cliente fez essa solicitação?
Como se pode ver, se a ideia é continuar atendendo o cliente em suas necessidades futuras, é fundamental controlar bem os chamados e ordens de serviço.
Embora pareça simples, mesmo nas menores empresas o volume de informações sobre serviços prestados se acumula rapidamente ao longo do mês e com isso a chance de perder o controle aumenta.
E como eliminar/minimizar os riscos da matemática da ordem de serviço?
Parece bobagem mas o ideal é começar pelo básico. Começar pela organização não só das atividades mas também do registro das atividades desenvolvidas. Registro de todas as solicitações dos clientes e de eventuais serviços prestados.
Uma maneira bastante eficiente é através do controle de chamados e ordens de serviços
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