Ordem de Serviço: Uma maneira simples de gerenciar
19 de junho de 2022Quem tem empresa de serviços sabe como dá trabalho gerenciar os serviços de pós venda.
Atender a chamados dos clientes, organizar os agendamentos da equipe técnica e ainda ter controle sobre todas as ordens de serviço externas não é tarefa fácil.
Vamos tomar como exemplo uma pequena empresa de prestação de serviços em telecom (uma integradora telecom):
É bastante comum nas pequenas integradoras telecom a situação onde o cliente liga reclamando de problemas no PABX.
À partir daí o atendente anota a reclamação e depois aciona alguém da equipe técnica para tomar as providências que pode ir desde uma orientação por telefone a até mesmo uma visita técnica nas instalações do cliente.
Toda essa movimentação gera uma série de informações que precisam ser cadastradas, vinculadas ao cliente e gerenciadas. Mas como nem sempre se tem tempo pra isso, há muitos casos onde somente é registrada uma ordem de serviço e pronto.
Mas somente o registro da ordem de serviço não é suficiente, vejamos porque:
1. Quando o cliente ligou pela primeira vez fazendo a reclamação o que temos é um chamado. E esse chamado em si já é repleto de informações. Por exemplo:
- Nome do cliente
- Nome da pessoa de contato (solicitante)
- Data e hora do chamado
- E a reclamação/solicitação em si
2. Depois que o chamado é passado pelo atendente para a equipe técnica, mais informações são geradas no retorno do chamado:
- Nome do técnico
- Data e hora que ele fez o retorno daquele chamado para o cliente
- Nome do contato com o qual ele tratou a respeito do chamado.
- Diagnóstico da situação apresentada
3. Uma vez que alguém da área técnica faz um diagnóstico do problema, pode ser que seja necessário enviar um técnico a campo para atender a ordem de serviço. E mais uma vez, são geradas informações:
- Número da ordem de serviço
- Nome do técnico responsável
- Data e hora do atendimento
- Procedimento adotado para a solução do problema.
Esses 3 pontos são apenas para exemplificar a situação. Seguramente há casos onde o atendimento é muito mais complexo e à partir de um único chamado do cliente é preciso enviar técnicos a campo mais de uma vez para dar continuidade ao atendimento.
Evidentemente as empresas, principalmente as de menor porte, não podem perder tempo diante desse cenário.
Foi por isso que criamos o inSySti CRM – Sistema de gestão de chamados e ordens de serviços.
Com ele é possível controlar qualquer tipo de chamado e ordem de serviço.
Como a tarefa de lançar informações no sistema é feita por diferentes áreas da empresa, os registros acontecem naturalmente e todas as informações ficam disponíveis para consulta em tempo real.
Com o passar do tempo o uso do sistema passa a ser parte da cultura da empresa, parte da rotina das diferentes áreas.
E com todos os dados cadastrados qualquer usuário consegue responder a questionamentos sobre chamados e ordens de serviço imediatamente. As informações são centralizadas e ficam disponíveis para consulta agilizando o atendimento e diminuindo o tempo de resposta.
Para saber mais clique aqui